segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Festa de São Tiago das Crianças








Crianças dão show em encenação a São Tiago

A fé, a cultura e a devoção de um povo, respeitadas desde a infância. A comunidade de Mazagão Velho tem feito seu papel para não deixar sua maior tradição se acabar. Para isso, as crianças têm uma Festa de São Tiago particular.
Nos últimos dias 27 e 28 de julho (terça e quarta-feira), as novas gerações repetiram os rituais dos adultos de dois dias antes. E com direito às figuras de São Tiago, São Jorge, Atalaia, Bobo Velho e os chefes dos dois exércitos com seus soldados. Indumentárias impecáveis para contar o enredo da lenda do Santo Guerreiro (cristãos de branco e mouros de vermelho).

OS ESCOLHIDOS
Este ano, os escolhidos para os papéis dos protagonistas foram dois irmãos. Marcus Vinícius Riboli Dias, de 13 anos interpretou São Tiago e Guilherme Augusto Riboli Paes Barriga, de dez anos, incorporou São Jorge; Rosinei da Silva Nunes, de 13 anos fez o Atalaia e Andrey Eduardo Santos Jacarandá, de três anos, deu vida ao Menino Caldeirinha.
“Fiquei orgulhosa de vê-los na encenação. O dia 28 de julho de 2010 será inesquecível na minha vida. Palavras não são capazes de explicar o que senti, mas digo que é uma prova de que meus filhos serão homens de honra quando crescerem, pela responsabilidade que mostraram durante a festa das crianças”, relata, orgulhosa, a professora Ana Lídia Riboli, de quarenta anos, ao falar dos dois filhos no papel de Tiago e Jorge.
Mineira da cidade de Muzambinho, está no Amapá há 12 anos e há quatro leciona em Mazagão Velho. Além de mãe dos principais atores, ela também teve a responsabilidade de coordenar a festa das crianças deste ano. Responsabilidade dobrada, pois o poder público não patrocina a festa das crianças, como acontece na dos adultos.
“Recebi ajuda de pessoas da comunidade. São Tiago e São Jorge colocaram pessoas no meu caminho que foram fundamentais para o sucesso da festividade. Com a graça de Deus, saiu tudo como o esperado”, avalia a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário